agradecimento

As Redes Sociais



As Redes Sociais
Para que elas servem? É moda ou falta de opção? Elas podem nos ajudar de alguma forma no mundo de hoje? Como? 
Por Bruno Costa

Parece-nos quase impossível, no mundo de hoje vivermos não conectados a pelo menos uma, das diversas fontes de relacionamentos, através da rede mundial de computadores, a Internet. Qual jovem hoje não tem sequer um perfil no famoso Facebook? Rede criada por Mark Zuckerberg,  que aos 20 anos de idade se tornou o mais jovem bilionário do mundo. Reconhecer que a juventude tinha um déficit de algo que lhes proporcionasse mais interação com o mundo afora, foi o que trouxe o sucesso para Mark e aboliu a carência na vida dos jovens.

A Jornalista, professora e pesquisadora Raquel Recuero estuda as redes sociais e já fez várias colocações sobre as tais, vejamos o que ela postou no seu site sobre os cinco anos do Twitter:

"O Twitter fez 5 anos e hoje é um dos sites de rede social (mesmo que eles discutam essa classificação) mais relevantes do mundo. Apesar do Twitter mal chegar a 200 milhões de usuários, faz mais barulho do que o Facebook, com seus 500 milhões, por exemplo. E teve um papel fundamental em quase todos os eventos mundiais nos últimos anos (as revoluções no Oriente Médio, a ajuda e as notícias do Japão e etc.)."
Raquel Recuero, 20 de Março de 2011-Fonte: http://www.raquelrecuero.com/

Não é motivo de espanto que o Twitter tenha crescido tanto nos últimos anos no mundo e em especial no Rio Grande do Norte, basta um pequeno motivo para que os usuários façam movimentações e protestos em busca de direitos ou questionando decisões tomadas pelas autoridades, podemos citar como exemplos os movimentos recentes sobre o aumento da gasolina no Estado e a união homoafetiva.

Mais e o Messenger? Alguém ainda ouve falar desse "mal necessário" para a grande maioria dos nossos jovens? Bom, todo ano sai uma nova versão e por mais que se inove, o Messenger não tem tanto prestígio quanto o mais novo entretenimento virtual, o Twitter. Creio que seja pela rapidez com que as informações são passadas, pelo alcance dessas e pelo fato de ligar todos os segmentos de uma sociedade, que por sua vez, estará sempre plugada e antenada em tudo que alguém solta na rede, seja para retransmitir a informação ou apenas absorver. 
O Tumblr é mais um tipo de blog, como diversos outros. Muitos adolescentes usam para postar suas ideias, pensamentos, sentimentos não correspondidos, ou simplesmente criam uma conta para passar o dia vendo o que os outros postam e simplesmente reblogar as informações de terceiros.

Acredito que esquecemos de algo, o Orkut. Aquele que pra muitos hoje é um site de relacionamento ultrapassado, que vem tentando segurar seus usuários com brinquedinhos viciosos como a "fazendinha", que #TENSO! Como que algo filiado a uma das maiores empresas do mundo no ramo da internet, o Google, trata seus usuários como se fossem crianças carentes que não tem o que fazer a não ser cuidar de animais virtuais e plantações com pragas? Além de seguir um dos lemas do Messenger, achando que mudar o layout vai fazer com que seus usuários sintam-se em um ambiente mais inovador.

Talvez, as diversas formas com que podemos estar nos conectando a essas novas mídias, seja um dos principais motivos que nos traga essa tal dependência. Hoje podemos estar numa sala de aula e enquanto o professor passa seu conteúdo, qualquer aluno que não ache interessante o assunto abordado, pode simplesmente através do seu Iphone, acessar todo e qualquer site de relacionamento, tornando assim uma das mais possíveis problemáticas relacionadas ao uso dessas novas ferramentas da informação do século XXI. A falta de responsabilidade presente em alguns jovens que não sabem distinguir o modo e o momento correto de se fazer uso dessas novas ferramentas.


2 comentários:

  1. O artigo ficou interessante! Não sei qual é o objetivo do blog, mas como professor de história, talvez, você devesse puxar para o seu lado. Digo, para a sala de aula. As mídias, de modo geral, tornaram-se uma ferramenta de significativa importância para crianças e jovens (estudantes ou não), adultos (professores, pesquisadores etc) e por que não idosos?

    Desde já, o que constata-se, principalmente, na área acadêmica, é que os suportes midiáticos auxiliam não apenas no processo de leitura, mas também no de interpretação e produção de sentido. Além de ser uma excelente ferramenta de publicidade.

    De todo modo, gostei das informações extras trazidas pelo artigo. Você conseguiu trazer um pouco de sua experiência como pesquisador.

    Espero que tenha dado pro gasto (¬¬)

    abraço, brother!!!

    Júnior. ;)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema abordado no seu texto. ^^
    Parabéns pelo blog, espero que ele cresça cada vez mais.

    ;*

    ResponderExcluir