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Saiu na Revista Mil Olhares

EDUCAÇÃO INFANTIL: TUDO É NOVIDADE

Com a descoberta da infância no Séc. XVII, nasceu também a preocupação com a educação infantil. Aos poucos, o Poder público começou a assumir a responsabilidade por essa escola que se consolidou com a constituição de 1988. E com o passar dos anos foi sendo modificada até ser dividida em creches para crianças até 3 anos e pré – escola de 4 a 6 anos. Em seguida, essa divisão foi alterada com a sanção presidencial “ a Lei federal nº 11.114”, que define que as crianças com 6 anos completos, devem ser matriculadas no ensino fundamental I. Dessa forma, a educação infantil começa a atender crianças até 5 anos de idade.
            Esses primeiros anos de vida das crianças são marcados por descobertas, aprendizagens e experiências que devem ser orientadas com responsabilidade e compromisso. Pois até ir para a creche a criança tinha um relacionamento restrito com a sua família, ao passo que, enfrentar algo novo, ela precisa de um tempo para se adaptar a essa mudança que chega como algo novo na sua vida. E para que ocorra sucesso na adaptação das crianças é necessário um ótimo acolhimento na recepção das instituições escolares nesse início de mais um ano letivo. É importante que nesse período de adaptação das crianças a instituição deva manter alguns cuidados específicos e individuais que a criança está acostumada a ter em sua casa. É importante ainda que os pais acompanhem os primeiros dias na creche. Isso vai transmitir segurança e em alguns dias a criança já conseguirá permanecer no mesmo ambiente sozinha.
            É sempre bom o educador compartilhar com os pais as novas experiências que as crianças vivenciam na instituição, pois uma parceria afinada entre a escola e família é o primeiro passo para a construção de uma escola consciente de seu papel e presente na comunidade escolar.
            O papel do professor é muito importante nesse momento novo do aluno, ele deve elaborar uma metodologia que inicialmente irá levar as crianças a aceitar o outro como ele é, com atividades que abordem as diferenças de habilidade, conhecimento, gênero, etnia, credo religioso e tipo físico. Com práticas adequadas todos permanecerão satisfeitos, felizes e seguros de si nesse novo ambiente social onde TUDO É NOVIDADE.

por Andréia de Sousa
Pedagoga
publicado na Revista Mil  Olhares  N°1 Exemplar de Março 2011

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